Escola e Família, uma parceria de sucesso.
O futuro do Brasil passa pela educação, que é a força motriz das transformações qualitativas.
04/04/2016
LEGO na EGO
  • Lego na EGO

A Instituição de Ensino General Osório firmou parceria com a LEGO Educational Division para o desenvolvimento do Projeto de Educação Tecnológica na Escola que contribui para formação do aluno, estimulando habilidades e competências como a criatividade, o trabalho em equipe, a organização, a lógica, a experimentação, empreendedorismo e preparo para iniciação da robótica.



Na sala de aula, na prática, as maletas de LEGO, com as peças de encaixar serão trabalhadas em grupo de alunos, direcionados por seu professor, previamente capacitado, explorando a multidisciplinaridade e a transversalidade de conteúdos, principalmente nas áreas de conhecimento de Ciências e Matemática.  A atividade será desenvolvida dentro do período e horário normal das aulas, com propostas de trabalhos semanais para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, estimulando o aprender brincando!

 


O Projeto apresenta metodologias que seguem animações lúdicas e criativas, introduzindo os princípios elementares dos conhecimentos científicos e estimulando a compreensão e aprofundamento dos conceitos tecnológicos, além de trazer sugestões de montagens, jogos, curiosidades e muitos desafios!

 


Os objetivos do Projeto são voltados ao aprender a Ser, a Conviver,  a Pensar, a Fazer e a Agir com foco na meta a ser atingida. Tais posturas beneficiarão a formação de nosso aluno para o mundo competitivo em que vivemos, sem deixar de considerar os valores essenciais da pessoa humana e a força do trabalho em equipe!

 


CARACTERÍSTICAS DAS AULAS/ ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS

 

Trabalhar em equipe – cada aluno é componente essencial e tem uma função na meta do grupo;

 

Organizar – os alunos são responsáveis pela maleta de tecnologia. Coordenam a contagem das peças no início e fim do trabalho e registram o mesmo em forma de relatórios,

com informações do projeto.

 

Programar – são responsáveis pela elaboração do programa que controlará e automatizará a montagem com intermediação do professor;

 

Construir – são responsáveis pela coordenação e participação de todos nas montagens.

 

Apresentar – são responsáveis por apresentar para a classe a montagem pronta, como funciona, para que serve, bem como a opinião da equipe.

Desafiar - As funções dos alunos são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas, a cada situação-problema a ser solucionada.

 

A proposta da Educação Tecnológica na Escola estimula o desenvolvimento da criatividade,  das competências e habilidades acrescentando mais um diferencial ao Projeto Pedagógico da Instituição de Ensino General Osório!